A importância da introdução alimentar na escola




Marianna Valeska de Assis Dantas. Pedagoga formação na UEPB com habilitação em Educação Infantil. Especialista em Inclusão Escolar ( FIP) e Supervisão e Orientação Educacional ( CINTEP)


Olá! Chamo-me Marianna Valeska de Assis Dantas sou pedagoga e trabalho com crianças a mais ou menos 18 anos. Venho falar sobre a importância da introdução alimentar na escola. Trabalhei por alguns anos em escola particular, iniciando um projeto de alimentação saudável. Percebi a falta de interesse das crianças em comer alimentos saudáveis na hora do lanche, na maioria das vezes as crianças traziam salgadinhos e refrigerantes. Pensando nisso tivemos a ideia de introduzir pelo menos uma fruta na hora do lanche. Os pais foram convidados para a apresentação da proposta. Assim que todos concordaram, começamos... 

No início foi bem complicado, fazíamos o dia da fruta, a festa daquela fruta, bandejões, brincadeiras para que assim as crianças começassem a comer. Foi aí que resolvemos premiar quem comesse ou levasse lanche saudável para escola. Então vimos o entusiasmo da maioria das crianças em querer ganhar uma medalha de ouro ao fim de cada semestre por ter conseguido comer lanches mais saudáveis. 

Para os pais e para a escola foi prazeroso, é tanto que a escola passou a ter aula de culinária uma vez na semana para que as crianças tivessem uma vivência direta na manipulação dos alimentos e produção das receitas. Abaixo algumas das estratégias utilizadas:


Figura 1. Bandejões de frutas 

Figura 2. Teatrinho das frutas 

Figura 3. Apresentação dos sucos de frutas

Figura 4. Porta-guardanapo de frutas 

Figura 5. Representação do pódio

Figura 6. Representação das medalhas













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alimentação saudável em crianças na disciplina de Ciências

O desafio do ensino da Matemática de forma lúdica