Dificuldades de aprendizagem na infância

Dificuldades de aprendizagem na infância

Dificuldades de aprendizagem na infância é uma queixa muito frequente nos ambulatórios de pediatria: “meu filho não aprende, meu filho tem dificuldade em aprender”. Essa queixa vem por volta dos 7 ou 8 anos, que é quando a criança adquire alfabetização e progride nos conceitos matemáticos. Dentro desta queixa os diagnósticos diferenciais são muito variados. Então, é necessária uma abordagem investigativa, tanto com a criança quanto com a escola. Existem diversos diagnósticos diferenciais dentro deste contexto. Um deles é a deficiência intelectual, em que a criança tem dificuldades não apenas no âmbito acadêmico, ou seja, questões relacionadas ao aprendizado do português, da matemática, mas também dificuldades no campo afetivo-emocional, social e na independência nas atividades de vida diária, então é uma dificuldade que vai muito além dos limites da escola. Outro diagnóstico é a dislexia e os distúrbios específicos da aprendizagem, que é relacionado a leitura, a decodificação da linguagem escrita. Neste contexto, tem também a discalculia, que é a dificuldade específica para cálculos matemáticos. Existe também o TDAH, que é um outro transtorno, no qual se verificam impulsividade e desatenção. E são essas características de comportamento, que muitas vezes vêm prejudicar o aprendizado na escola, não porque o indivíduo tem uma dificuldade intrínseca da sua capacidade cognitiva, mas porque ele tem um déficit atencional e por isso ele não consegue completar o processo da aprendizagem. Aprendizagem depende de faculdades como atenção, inibição de fatores externos, memória, raciocínio abstrato. Então quando existe um débito atencional, todo restante do processo fica prejudicado. Existe também alterações mais sutis, que são os distúrbios de aprendizado não verbais, situações em que o diagnóstico mais específico se dá por testes neuropsicológicos, avaliação de capacidade de compreensão verbal, raciocínio viso-espacial, atenção, funções executivas, ou seja, um diagnóstico muito mais apurado que só se consegue com avaliação neuropsicológica. O principal teste de avaliação neuropsicológica é o wisc, aplicado em crianças de 6 anos até 16 anos incompletos. Na verdade, dentro da queixa “dificuldades em aprendizagem”, é importante que se pense em todos estes diagnósticos diferenciais, para que se consiga um planejamento adequado de tratamento. As medicações são reservadas apenas para casos específicos, como TDAH ou quando a criança tem algum distúrbio comportamental ligado a agressividade e agitação.


Este tema interessante é tratado em um podcast com a Dra. Flávia Nardes – neurologista pediátrica e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Para ouvir na íntegra acesse: http://residenciapediatrica.com.br/midia/Podcast


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