Alimentação saudável em crianças na disciplina de Ciências





 







Anderson Rodrigues da Silva
Graduado em Ciências Biológicas pela UFRN.
Professor de Ciências da SMEC - Extremoz/RN.
Professor de Biologia da SEEC/RN.


Nas últimas décadas o nosso país tem passado por mudanças significativas nos hábitos alimentares das crianças, sobretudo em função da indústria que busca o aumento dos seus lucros investindo na praticidade, composição química e principalmente na publicidade focada no público infantil. Junto ao crescimento da indústria, houve também o aumento dos casos de obesidade em crianças e adolescentes. 

A escola por sua vez é o local propício para a disseminação do conhecimento a partir de estratégias e recursos materiais que auxiliem no ensino e aprendizagem sobre alimentação saudável de maneira diversificada, pois é nela onde os alunos passam boa parte do seu tempo e podem praticar suas principais refeições. A preocupação com o avanço da obesidade em crianças e adolescentes nos instiga produção do conhecimento no ambiente escolar para a formação de cidadãos mais críticos e mais conscientes. Por isso, é fundamental planejar, desenvolver e implementar programas dirigidos a educação nutricional de forma multidisciplinar e direcionada para cada nível ou série.

Diante dessa perspectiva também é importante associar as necessidades da criança ao seu comportamento diante de atividades lúdicas. Dessa forma podemos considerar respectivamente:

Para 1° e 2° ano: A elaboração de máscaras para recortar e colorir com moldes de frutas, legumes e verduras, e uma música para cantarem juntos sobre o tema trabalhado, além de um jogo da memória contendo imagens de frutas, legumes e verduras, e uma consulta por nomes de diferentes vegetais que podem ser consumidos diariamente. Em seguida, a preparação de uma salada de frutas. Na fase dos 4 aos 7 anos os músculos responsáveis pela coordenação motora fina serão desenvolvidos, através de brincadeiras que sejam necessários picar papel, recortar, amassar, colorir etc. Os jogos também assumem um papel importante no desenvolvimento das crianças, pois são vistos com mais seriedade perante suas regras.

Para 3°, 4° e 5° ano: elaboração de jogo do mico com imagens de vegetais para colorir e recortar. Elaboração de caderno de receitas saudáveis e construção de cartazes com o tema: “Meu corpo é o que eu como”. Na fase dos 7 aos 10 anos o corpo vai ocupar um lugar de destaque em suas brincadeiras. Por meio da curiosidade será capaz de romper os esquemas já existentes, estará mais questionadora, gostará de desafios, de resolver situações problemas. A criatividade será sua principal característica nesta fase de desenvolvimento.

Para 6°, 7°, 8° e 9° ano: elaboração de cardápio saudável, brincadeira denominada “Batata quente saudável, “Mitos e Verdades sobre alimentação” e “Compositor saudável”, esta última consiste na reinvenção de uma música. Na fase dos 11 anos em que os jogos tornam-se ainda mais atraentes, pois os jovens adoram a sensação da conquista de algo novo e as atividades intelectuais vão atrair suas atenções. O jovem nesta fase já consegue analisar antes de agir, portanto discutir, pesquisar, estar em contato com o grupo, arriscar-se e os desafios dos jogos serão marcantes nesta fase. A expressão artística também é outra atividade que os atrairá e assim sua criatividade será estimulada.

Todas as atividades sugeridas podem ser finalizadas com uma deliciosa salada de frutas.

                                                                                                      

                                                                                                                                               

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O desafio do ensino da Matemática de forma lúdica

A importância da introdução alimentar na escola